segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Adaptações do livro "Os Miseráveis" para o cinema e teatro

Cinema



Filme: Os Miseráveis

Após ser condenado à prisão após ter roubado um pão, um homem escapa e passa a ser perseguido por um ambicioso policial que fará de tudo para prendê-lo novamente.
Dirigido por Billie August (A Casa dos Espíritos) e com Liam Neeson, Claire Danes, Geoffrey Rush e Uma Thurman no elenco.

Ficha Técnica
Título Original: Les Misérables
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 131 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1998
Estúdio: TriStar Pictures / Mandalay Entertainment
Distribuição: Columbia Pictures
Direção: Billie August
Roteiro: Rafael Yglesias, baseado em livro de Victor Hugo
Produção: James Gorman e Sarah Radclyffe
Música: Basil Poledouris
Fotografia: Jörgen Persson
Desenho de Produção: Anna Asp
Direção de Arte: Peter Grant
Figurino: Gabriella Pescucci
Edição: Janus Billeskov Jansen
Efeitos Especiais: The Moving Picture Company

Liam Neeson (Valjean)
Geoffrey Rush (Javert)
Uma Thurman(Fantine)
Claire Danes (Cosette)
Hans Matheson (Marius)
Reine Brynolfsson (Capitão Beauvais)
Peter Vaughan (Bispo)
Christopher Adamson (Bertin)
Tim Barlow (Lafitte)
Timothy Bateson (Banqueiro)
Veronika Bendová (Azelma)


Após cumprir 19 anos de prisão com trabalhos forçados por ter roubado comida, Jean Valjean (Liam Neeson) é acolhido por um gentil bispo (Peter Vaughan), que lhe dá comida e abrigo. Mas havia tanto rancor na sua alma que no meio da noite ele rouba a prataria e agride seu benfeitor, mas quando Valjean é preso pela polícia com toda aquela prata ele é levado até o bispo, que confirma a história de lhe ter dado a prataria e ainda pergunta por qual motivo ele esqueceu os castiçais, que devem valer pelo menos dois mil francos. Este gesto extremamente nobre do religioso devolve a fé que aquele homem amargurado tinha perdido. Após nove anos ele se torna prefeito e principal empresário em uma pequena cidade, mas sua paz acaba quando Javert (Geoffrey Rush), um guarda da prisão que segue a lei inflexivelmente, tem praticamente certeza de que o prefeito é o ex-prisioneiro que nunca se apresentou para cumprir as exigências do livramento condicional. A penalidade para esta falta é prisão perpétua, mas ele não consegue provar que o prefeito e Jean Valjean são a mesma pessoa. Neste meio tempo uma das empregadas de Valjean (que tem uma filha que é cuidada por terceiros) é despedida, se vê obrigada a se prostituir e é presa. Seu ex-patrão descobre o que acontecera, usa sua autoridade para libertá-la e a acolhe em sua casa, pois ela está muito doente. Sentindo que ela pode morrer ele promete cuidar da filha, mas antes de pegar a criança sente-se obrigado a revelar sua identidade para evitar que um prisioneiro, que acreditavam ser ele, não fosse preso no seu lugar. Deste momento em diante Javert volta a perseguí-lo, a mãe da menina morre mas sua filha é resgatada por Valjean, que foge com a menina enquanto é perseguido através dos anos pelo implacável Javert.






Teatro
Data: 17 a 27 de Abril
Local: Teatro Municipal Baltazar Dias
Entidade Organizadora: MAD´S

Diretor britânico de Os Miseráveis elogia atores brasileiros

O diretor britânico Ken Caswell, responsável pela montagem paulistana do musical Os Miseráveis, disse que os atores brasileiros não devem nada aos colegas do West End e da Broadway. O espetáculo Os Miseráveis, baseado na obra homônima do escritor francês Victor Hugo, está em cartaz no teatro Abril, em São Paulo, desde o dia 25 de abril.
Traduzido para o português, ele é uma versão do musical produzido pelo inglês Cameron Mackintosh com música e texto dos franceses Claude-Michel Schonberg e Alain Boubiil. A peça Os Miseráveis já foi vista por 42 milhões de pessoas em 29 países. A versão britânica está em cartaz em Londres desde 1980. Circuito internacional O espetáculo brasileiro, com centenas de figurinos, mesa de som com 80 canais e cem toneladas de equipamento, foi financiado por uma empresa mexicana, a Companhia Interamericana de Entretenimento. Para recuperar o investimento, a empresa espera que Os Miseráveis fique em cartaz no Brasil por pelo menos dez anos, colocando São Paulo no mapa como centro produtor de mega-espetáculos musicais.
A versão londrina de Os MiseráveisEm entrevista à BBC, o diretor Ken Caswell falou da experiência de trabalhar com atores brasileiros numa superprodução musical de US$ 3,5 milhões.

Nenhum comentário: